terça-feira, 4 de novembro de 2008

Burrice Parte 3


Saiu uma materia na Folha de São Paulo, no dia 19 de agosto desse ano que foi emitida com licença prévia do IBAMA a construção da Usina Angra 3.

Essa notícia foi a gota´d'água para os ambientalistas e defensores de energias alternativas que tem dado certo nos últimos tempos. Basta somente investir mais em pesquisa e desenvolvimento para que as alternativas de energia através do lixo, por exemplo sejam mais intensas por parte do governo federal.

Só para se ter uma idéia, a matéria diz que o combustível nuclear tem que ficar estocado por um prazo mínimo de dez anos para o resfriamento e a redução de sua radioatividade, o que faz parte do próprio projeto da usina. O prazo máximo é a vida útil da central, uma vez que a piscina é licenciada e acompanhada pelo Conselho Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Isso significa que a construção do depósito de longo prazo precisaria estar construída somente em 2055, possível data de saída de operação de Angra 3. Ou seja, investimento obsoleto!


Investimento que, em números resultara em um "investimento" de quase 4 bilhões de reais e deverá ficar pronta em meados de 2013, caso não surjam muitos problemas relacionados a licenças ambientais e financiamento do projeto.

Os colaboradores do blog Lixos perigosos são totalmente contra esse tipo de energia e é a favor dos investimentos de obtenção de energia através do lixo orgânico.

Nenhum comentário: