terça-feira, 4 de novembro de 2008

Depósito de lixo nuclear em SP


Normalmente vem automaticamente na mente das pessoas quando se pensa em energia nuclear no Brasil: As usinas de Angra dos Reis e o acidente de Goiânia. Porém, ninguém sabe que existe um Instituto de Pesquisas em Energia Nuclear aqui em São Paulo e existe até um depósito para esse tipo de lixo.


Apesar de sermos totalmente contra esse tipo de energia, temos que elogiar organizações que buscam alternativas, que para nós é de extrema urgência: Qual é o destino do lixo nuclear?


O depósito fica na Cidade Universitária, na zona oeste da capital, no lugar onde funciona o IPEN. Ali se acumulavam, até o último mês de julho, 104,9 toneladas de lixo, distribuído em 615 tambores. Antes de ser armazenado, esse volume passou por um ritual, praticamente idêntico nos centros de tratamento de rejeitos radioativos do mundo inteiro. "O primeiro passo se assemelha a uma triagem, para extrair os resíduos, ou seja, a parte do lixo que ainda pode ser aproveitada", descreve o físico nuclear Achilles Suarez, responsável pela equipe que pesquisa rejeitos radioativos no IPEN. "As bombas de césio-137, quando não se prestam mais para tratar tumores, ainda podem ser aproveitadas em aparelhos de gamagrafia, que servem para fazer diagnósticos", exemplifica.


Para agendar uma visita no IPEN, entre em contato no site http://www.ipen.br/



Nenhum comentário: