quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Pilhas e baterias podem ser jogadas no lixo comum.





Você deve estar pensando ao ler essa manchete: "Poxa, um blog tão bacana, com informações de como destinar as pilhas e baterias ao seu correto lugar, informando que não se pode jogar em lixo comum me vem com uma "bobagem" dessas? Afinal, eu posso jogar pilha no lixo ou não posso?"


Nós do Lixos Perigosos dizemos que pilhas e baterias podem ser jogadas no lixo, desde que atendam as exigências do CONAMA. De acordo com a resolução nº 257, as pilhas e baterias que atenderem aos limites previstos no art. 6º poderão ser descartadas, juntamente com os resíduos domiciliares (lixo doméstico) em aterros sanitários licenciados.


Empresas do ramo como a Duracell e a Panasonic se adequaram à lei federal e já fornecem pilhas dentro dessas exigências.


Mas, ao mesmo tempo, continuamos a dizer que é correto e mais seguro realizar o descarte de pilhas e baterias em locais especializados e autorizados, pois sabemos que será reciclado de forma segura, sem riscos para o meio ambiente.


Outro motivo é o desconhecimento da sociedade sobre os dados técnicos e da certeza de que a pilha que ela consumiu seguiu as normas do CONAMA.

Nenhum comentário: