sábado, 22 de novembro de 2008

Recarregáveis Sony: 10 dicas ideais de não levar gato por lebre.

Em um mundo em que temos o avanço tecnológico desenfreado, quase a totalidade das pessoas que gostam de tirar fotos, por exemplo, se esforçam ao máximo para comprar a sua máquima digital. E ao comprar a máquina digital é quase certeza que vai acomanhada de pilhas recarregáveis.


Em São Paulo, especialmente no bairro central da Santa Ifigênia, ponto comercial de artigos eletrônicos, é bastante aparente o mercado ambulante de pilhas recarregáveis falsas e com alto poder de periculosidade ao meio ambiente, pois são fabricadas sem um controle governamental e muitas vezes utilizam processos industriais que fogem das normas técnicas. Com isso, as pilhas recarregáveis, no final do seu tempo de vida, corre sérios riscos de ser jogada ao meio ambiente, poluindo mares, rios e animais.


Portanto, para você não levar gato por lebre ao comprar uma pilha recarregável para a sua maquininha digita nova, nós do Lixos Perigosos colocamos dicas fundamentais para você se safar de pilhas recarregáveis falsificadas, que tem aos montes na Santa Ifigênia:



DICA 1


As pilhas falsas costumam apelar para algumas vantagens para iludir o comprador: a primeira é o preço baixo e a segunda é a "qualidade superior". Entenda por esta "qualidade", a maior capacidade de armazenar energia. Isto quer dizer que enquanto as pilhas originais da Sony são de 2100mAh, 2300mAh e, muito recentemente, de 2500mAh, as pilhas falsas costumam ser de até 3000mAh, 3600mAh. Como eu sei disso? Basta dar uma navegada pela Internet, visitando os websites da Sony e procurando pelas pilhas recarregáveis (rechargeable battery). Então, se você encontrar as pilhas com a capacidade maior do que as que estão no site oficial da Sony, pode considerá-las falsas. E lembre-se que esta maior carga é apenas no rótulo, sendo que na realidade, muito menor do que uma original (10% da capacidade da original no máximo), além do risco de vazar dentro da máquina (numa dessa pode ser um adeus à máquina!).





DICA 2


As pilhas da Sony são comercializadas em blisters com 2 unidades, logo, blisters com 4 ou 6 pilhas são provavelmente falsas. As exceções são as pilhas que vêm com o carregador (aqui vale a mesma dica do ítem 1 - dê uma olhada nos sites da Sony para ver os produtos), geralmente são 4 pilhas.



DICA 3


A marca "HR" no fundo do polo negativo: já vi as pilhas "aparentemente verdadeiras" e que dão boa carga semelhante às das originais sem este "HR" no fundo, mas qualquer pilha da Sony sem esta marca, devem ser consideradas falsas até que prove o contrário. A presença deste "HR" não garante a originalidade!


DICA 4

Presença de uma seqüência de 4 a 6 números em alto relevo e transparente no local do emendo do envólucro de plástico da pilha. É meio difícil de se ver. A ausência deste é sinônimo de pilha falsificada. Infelizmente não foi possível tirar uma boa foto deste detalhe, mas preste atenção nas fotos (Foto 7 e Foto 8).









DICA 5



O logotipo reciclável na base da pilha, onde deve estar escrito: "RECYCLE" e "1.800.822.8837.




A presença deste logotipo não atesta a originalidade do produto, mas a ausência dele significa que a pilha é falsificada. A exceção é alguns lotes de pilha Stamina de 2500mAh (para mercado europeu e japonês) que mesmo sendo original, não traz este logotipo.







DICA 6


O sulco na parte superior (polo positivo) da pilha deve se fina e rasa. Esta diferença é muito notável; uma rápida olhada já dá para separar o joio do trigo.







DICA 7


O bico do polo positivo é mais largo na pilha verdadeira quando comparada a uma pilha falsa. Assim como a base do polo positivo é fosco (parece papel preto) na original e brilhante (parece plástico preto) na falsificada.







DICA 8


No caso das pilhas STAMINA que vem com estojinho, veja a diferença do verdadeiro do falso. Obs: as pilhas Staminas de 2500mAh vendidos nos sites sonystyle.com e sonystyle.com.br não vêm com esta capinha, logo se encontrar Staminas de 2500mAh com estojo, desconfie e preste atenção nos outros detalhes.







DICA 9



Se você falar firmemente e com convicção com o vendedor "você não tem pilhas verdadeiras?", a maioria dos vendedores se entregam. Mas, obviamente você precisa saber reconhecer as verdadeiras e as falsas.


DICA 10


Cuidado para adquirir as pilhas pelo mercadolivre ou arremate, pois 99,99...% dos casos, as pilhas são falsas. E não se deixem enganar pelas fotos do anunciante, pois além de não dar para ver os detalhes, na maioria das vezes o produto entregue não é o da foto do anúncio. Comprar nas lojas aparentemente idôneas, não garante que o produto seja original. Às vezes o próprio lojista é enganado e não sabe que o produto que está vendendo é falso.



Com essas recomendações, você contribuirá para o consumo responsável e sustentável, utilizando pilhas recarregáveis que diminui a quantidade de pilhas descartadas em sua casa e contribui para o boicote de produtos falsificados e sem controle fiscal em suas vendas.

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigada !
Estas dicas são fantásticas.... eu uso pilhas recarregáveis e já comprei falsificadas em lojas com nota!!!