terça-feira, 7 de outubro de 2008

Recicle pilhas - O planeta agradece!

É cada vez mais flagrante a necessidade de se reaproveitar os itens extraídos da natureza levando em conta fatores econômicos e ambientais. Numa cidade como São Paulo - 14ª cidade mais globalizada do planeta, 3ª em número de prédios e impulsionadora da economia do país, como ela mesma diz em sua bandeira, "non ducor, duco" (não sou conduzido, conduzo) - a produção de lixos orgânico e inorgânico proeocupa a sociedade e autoridades pensam em alternativas para sustentar o desenvolvimento do Estado (e conseqüentemente do país) para que não entre em colapso.



Ainda estamos engantinhando em relação à reciclagem de maneira geral e infelizmente os que mais colaboram (muitas vezes de maneira inconsciente) são os catadores de recicláveis que atuam nas ruas, pois o seu trabalho possibilita a sua (má) sobrevivência e o pouco de reciclagem que possuímos. Segundo a legislação brasileira, desde julho de 2001 os fabricantes de pilhas são obrigados a recolher seu material e proporcionar tratamento específico, porém algumas questões ainda me confundem a cabeça:




  • Será que não é necessária a reciclagem de idéias da população para que programas como coleta seletiva de lixo e reciclagem de pilhas / baterias sejam realidades?


  • O que nos falta para ajudarmos a preservar o ambiente que vivemos?


  • Conhecer os riscos do descarte indevido destes itens não é o suficiente para fazer-nos colaborar?


  • Ou falta informação dos locais que podemos entregar esses produtos para um tratamento adequado?


Refletindo sobre estas questões, penso na educação como a única alternativa que consolide de fato a reciclagem de idéias pois quanto maior sua qualidade, melhores seres serão formados, dotados de consciência e respeito. A curto/médio prazo, contamos com o senso de colaboração que não nutrimos em relação aos demais seres, ou seja, se para a maioria da população (que muitas vezes sabe dos problemas causados pelo acúmulo de lixo nas ruas) descartar embalagens e afins no chão é normal, imagina se pensarão que materiais como pilhas e baterias oferecem danos à própria saúde e dos demais e ao meio ambiente.



Necessitamos que o Darwinismo atue de maneira urgente na sociedade e escolha para nós os seres mais inteligentes e conscientes pois se não podemos reverter, ainda podemos estabilizar a situação drástica que nos encontramos. Também precisamos entender que este planeta é o melhor e o único que temos para viver, pois por mais que a ciência avance e descubra novos planetas, constelações e galáxias, ainda vivemos no Planeta Terra e precisamos preservar todas as dádivas presenteadas pela Mãe Natureza a fim de que nosso ambiente não seja hostil e inóspito como os dos demais planetas.



Já dissemos anteriormente dos riscos de contaminação pelos elementos componentes das pilhas e baterias devido ao seu caráter tóxico / corrosivo. Desde a inalação (maneira mais comum) até absorção pela pele (maneira mais rara), passando pela ingestão destes elementos, notamos degradação dos sistemas digestivo e nervoso, além de alterar no ambiente a composição do solo, das águas e do ar, prejudicando os ecossistemas existentes.



Por fim, se tudo o que foi dito anteriormente te fez repensar sua maneira de tratar o ambiente (e a ti mesmo) e não sabes como pode auxiliar, disponibilizarei alguns locais bacanas para que escolha o mais conveniente e junte-se ao grupo que Darwin selecionará e o mais importante é que estará pensando no bem estar do planeta, fazendo deste lugar uma moradia melhor e mais respeitada.


Siemens Ltda. Rua Coronel Bento Bicudo, 111 – Lapa


Olitel Telecomunicações Ltda. Rua Canindé, 565 - Pari


Olifone Comercial Ltda. Rua Santo Antonio nº 459 lj 3 - Bela Vista


Technosotar Av. Brigadeiro Faria Lima , 1478, cj. 315 Pinheiros Moema BCP Av. Ibirapuera, 1914 BCP Rua Álvares Penteado, 192/200

BCP Alameda Santos, 1.317 BCP Av. Brigadeiro Faria Lima, 1.774 BCP Avenida Sumaré, 611 BCP Avenida Bras Leme, 2.317 BCP Avenida Nações Unidas, 22.540 Shopping SP Market BCP Praça Leonor Kaupa, 100 Shopping Plaza Sul BCP Avenida Aricanduva, 5.5555 Shopping Interlar Aricanduva BCP Rua Coelho Lisboa, 334 - 1&oordm; Piso Shopping Silvio Romero Megafax Celular Rua Cubatão , 896 Paraíso

Assist. Aut Rover Com. Serviço LTDA ME – Av. São João, 324 – Cj 401 – Sl 02 – Santa Efigênia

Inter Vídeo Eletrônica ME – R. Brasílio Luz, 39 – Santo Amaro

Ser Vídeo – R. Padre Benedito de Camargo, 355 - Penha Tel Som - R: Iguatemi, 309 – Itaim Bibi
Tvídeo Som e Eletrônica LTDA – Av Marechal Tito, 67 – São Miguel Paulista Visiontec Com. Serv. LTDA – R. Antônio de Barros, 816 – Tatuapé

Willian’s Vídeo Eletrônica LTDA - R Dronsfield, 183 - Lapa

Estação Ciência - R. Guaicurus, 1394 - Lapa

Sem contar as diversas lojas da Vivo e agências do Banco Real... então agora você não tem mais desculpas, o planeta pede socorro e nós somos a sua Liga da Justiça, cabe à nós protegê-lo!

Nenhum comentário: