segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Estrutura da pilha.

Os estudos para o desenvolvimento desta mini-usina foram iniciados por volta de 1786 pelo físico e médico italiano Galvani. Diversos pesquisadores deram prosseguimento à missão, passando por Danniel (1) até chegar a Leclanché, quando em 1866, ele cria a pilha salina.

Você sabe como funciona a pilha que você usa no seu controle remoto, no seu rádio ou no seu brinquedinho?


Se você examinar qualquer bateria, notará que ela tem 2 terminais, num deles está marcado (+), ou positivo e no outro (-), ou negativo. Os Elétrons (2) se agrupam no terminal negativo da bateria. Se você conectar um fio entre os terminais positivo e negativo, os elétrons fluirão do terminal negativo para o terminal positivo o mais rápido que eles puderem, fazendo com que a reação química (3) aconteça, gerando a energia que você irá usar. A primeira bateria foi criada por Alessandro Volta em 1800 e para isto, ele fez uma pilha de camadas alternadas de zinco, papel mata-borrão ensopado em água salgada e prata, confome ilustra a figura mostrada ao topo da página:



Este arranjo ficou conhecido como uma pilha voltaica. As camadas de cima e de baixo da pilha precisam ser de metais diferentes, como mostrado. Se você conectar um fio em cima e um embaixo da pilha, poderá medir a voltagem e a corrente geradas. Atualmente, diversos são os tipos de materiais empregados na geração de energia bem como no envoltório modelador da pilha:


As bateria de zinco-carbono são as mais comuns, a química do zinco-carbono é usada em todas as baterias baratas do tipo AA, C e D. Os eletrodos são o zinco e o carbono com uma pasta ácida entre eles para servir de eletrólito e propiciar a reação.
As baterias alcalinas são usadas pelas baterias comuns da Duracell e da Energizer, os eletrodos são o zinco e o óxido de manganês com um eletrólito alcalino e seu PH (4) é aproximadamente 14!!!.
As baterias de lítio - lítio, iodeto de lítio e iodeto de chumbo são usados em câmaras digitais por causa da sua capacidade de fornecer aumento de energia.
As baterias de níquel-cádmio - os eletrodos são o hidróxido de níquel e o cádmio com um eletrólito de hidróxido de potássio, é a tão popular pilha recarregável.
As baterias de lítio-íon - com uma relação muito boa de peso-potência, ela é geralmente encontrada em computadores laptop e telefones celulares de ponta (recarregável).


(1) – Criador de um tipo de pilha baseada em óxido-redução onde os metais permaneciam isolados que foi amplamente usada pelos meios de telégrafos.



(2) - partículas do átomos que circundam o núcleo e, especialmente nas camadas mais afastadas dele, tendem a migrar para outros átomos em reações químicas.



(3) - alteração dos componentes que reagem entre si gerando reação elétrica, térmica ou luminosa.



(4) - na escala de acidez / alcalinidade, os níveis medidos variam de 1 a 14, sendo o PH entre 1 e 6 ácido e entre 8 e 14 alcalino. Quando o elemento químico se apresenta com PH = 2, representa um ácido muito forte (exemplo ácido sulfúrico) enquanto que se apresentar um PH = 13, muito alcalino (exemplo soda cáustica) - em ambos os casos é corrosivo. Somente em PH = 7, podemos dizer que é equilibrado (exemplo água).

Nenhum comentário: