segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Os Impactos Sociais

Considerando que os elementos que compõem as pilhas e baterias são prejudiciais à saúde e ao meio-ambiente, por que nós utilizamos tão indiscriminadamente? A resposta é muito simples: a sociedade nos influencia a consumir mais e mais e cada vez produtos dotados de tecnologia mais avançada... o que acontece conosco é que infelizmente desconsideramos quaisquer variáveis que não priorizem nosso conforto em detrimento de variáveis de suma impotância, tais como o futuro do planeta. A poluição causada por estes elementos ainda é negligenciada por muitos que descartam estes materiais de maneira indevida, contribuindo para a piora deste cenário... o que fazer para que as pessoas entendam e encarem a realidade que vivemos e passem a colaborar com as ações para preservação do meio e da própria vida?

Pensamos em alterações na legislação (pois infelizmente as coisas por aqui só têm alguma chance de funcionar se forem outorgadas), tal qual os estabelecimentos que dispusessem de descontos para os consumidores que, no ato da compra, levassem suas pilhas / baterias e até aparelhos usados, obteriam certificados de sustentabilidade, podendo difundir à sociedade este valor e, simultaneamente, auxiliando na manutenção do nosso bem mais precioso - o planeta!
Acrescentamos alterações na legislação para que os crimes ambientais (de devastações florestais à jogar pilhas em rios) sejam punidos com maior severidade, além de incluir educação ambiental nas escolas a fim de assegurar que as próximas gerações tenham um pouco mais de consideração com elas mesmas e com o ambiente que vivem - deve-se pensar no presente e no futuro.

Nenhum comentário: